domingo, 24 de maio de 2009

BAIXE DE GRAÇA O FILME E O LIVRO "COR PÚRPURA"

O começo deste ano foi ruim para postagens por causa de problemas como mudanças de moradia, internet ruim e desestímulo causado por dois cancelamentos de conta. O primeiro foi o cancelamento definitivo do canal do youtube e o outro foi do blogspot, porém (ainda bem) temporário.
Com a volta das postagens mesmo timídas retomamos as buscas pela web para sugerir notícias e blogs. Por isso que ontem deu muita alegria ao encontrar o blog FILMES BLACK que grande potencial de fortalecer nossa blogosfera afro. Eles tem um trabalho formidável que já conta com um acervo de 60 filmes para baixar de graça.
O Aldeiagriot é mais humilde na quantidade de filmes disponíveis, mas vale a pena tentar fazer uma parceria para trocar e aumentar os links de forma colaborativa.

Tendo isso em vista tomamos a liberdade de sugerir um longa-metragem postado no FILMES BLACK. Se chama Cor Púrpura e estava nos nossos planos de postagens do ano passado. Metade dele já estava no youtube.

Esse fime é um primor de qualidade e beleza com um elenco formidável contando uma história marcada por uma crueza e sofrimento do período pós-fim da escravidão dos EUA. O filme foi uma adaptação do romance da escritora Alice Walker. Nos anos 80 muita gente deve ter ficado nas madrugadas do corujão esperando começar a Cor Púrpura.
Baixe no computador, junte uma turma para assistir e deleitar-se graças a militância virtual que tem disposição para ajudar aumentar a consciência e luta antiracista.
Inspirado para fazer esta postagem demos uma vasculhada na internet e acharmos o livro scaneado da Alice Walker no site do PDL (Programa Democratização da Leitura) .
Para baixar o livro clique em esnips ou 4shared.
A Cor Púrpura
Sinopse
Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

Título Original: The Color Purple

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 156 min
Ano de Lançamento: 1985
Qualidade: DVDRip
Formato: Rmvb
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 640 mb
BAIXAR

Segue abaixo algumas informações e curiosidades e um breve comentário do filme retirados do site Adoro Cinema.

Trailers- Clique aqui para ver o trailer.

Premiações
- Recebeu 11 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Whoopi Goldberg), Melhor Atriz Coadjuvante (Oprah Winfrey e Margaret Avery), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Miss Celie's Blues") e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Whoopi Goldberg), além de ser indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Oprah Winfrey) e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.Curiosidades
- A cantora Tina Turner chegou a ser convidada para interpretar a personagem Shug Avery, mas recusou o papel.


Henrique Miura (e-mail), errado Leitor do Adoro Cinema - Nota 9:"

"A Cor Púrpura" é um filme de extrema sensibilidade e de muita sinceridade. Steven Spielberg conta a história de maneira agradável e, por vezes, chocante! Impressiona a maneira com que nos envolvemos nesta bonita história de amor, afeto, carinho e compaixão. Pessoas fazendo coisas por outras, sem querer receber algo em troca, apenas a felicidade. O final é de redimir qualquer erro durante o filme.
Mais uma vez, Steven Spielberg contou com uma caprichosa produção. A fotografia de Allen Daviau é clara e ao mesmo tempo pesada; enquanto isso, a direção de arte marca forte presença. A trilha sonora de Quincy Jones flui normalmente com a sensibilidade do filme e, perto do final da história, começa a ganhar mais força e a empatia do público. O figurino também tem uma forte marca, já que o filme é passado em diversos anos da vida da Celie.
Em filme do Spielberg as produções sempre são caprichadas, mas o elenco nunca deixa de brilhar. Whoopi Goldberg é o centro das atenções, sua personagem é o coração do filme. Danny Glover está simplesmente fantástico, me surpreendi demais, pois nunca havia visto-o em um personagem tão forte, que ao mesmo tempo em que é grosseiro consegue uma certa identificação com o público.
Celie (Goldberg) é uma jovem que já começa a vida de maneira muito difícil. Foi violentada pelo pai, engravidou, mas não pôde assumir a criança, que foi mandada para onde ninguém sabe. Ela é "arranjada" para Albert (Danny Glover), uma cara que não demonstra nenhum carinho ou amor por ela. Durante um tempo, Celie ainda pode viver com a irmã Nettie (Akosua Busia), mas ela acabou sendo mandada embora da casa, por ter fugido de Albert. A partir daí, Celie vive uma vida totalmente amargurada, sem companhia, sem carinho e só apanhando do marido.
"A Cor Púrpura" abocanhou diversas indicações ao Oscar, incluindo de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (da obra de Alice Walker), Melhor Atriz (para Whoopi Goldberg) e de canção para a música "Miss Celie's Blues", uma música emocionante mesmo. Para fãs de Spielberg e de um bom drama de época, esse filme é imperdível, mesmo tendo uma duração além do necessário, algo por volta de 2 horas e meia, o filme consegue mexer com os sentimentos do público."










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.