sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BAIXE DE GRAÇA O FILME "COLORS - CORES DA VIOLÊNCIA"

Retirado do excelente blog Filmes Black.
Esse é um daqueles filmes que você assiste uma vez e nunca mais acha de novo em locadora ou na programação da TV aberta ou paga. Podemos dizer que ele é umas daquelas experimentações do final dos 80 sobre a vida urbana e os problemas sociais americanos que ainda não estavam dominadas pelas técnias computadorizadas e os escritórios de markenting. Rever é um prazer ainda mais na distância do tempo que nos faz analisar o período a partir das mudanças reais e não somente pelo calor do momento.
Baixe de graça junte uma galera (com bastante pipoca) para debater este filme. Vale a pena!!!

Sinopse: Trava-se uma verdadeira guerra, em Los Angeles, entre os Bloods e os Crips, as duas gangues que controlam o tráfico de crack, um derivado da cocaína mais barato e mais nocivo. Em meio a essa onda de violência, dois policiais da divisão especial CRASH fazem a ronda. Bob Hodges, experiente (está à beira da aposentadoria), procura contemporizar, dialogando com os criminosos, enquanto seu parceiro Danny McGavin, um jovem intempestivo e irrascível, prefere métodos mais diretos e brutais.É um dos melhos filmes de gangues, ótimo!


Título original: Colors

Titulo no Brasil: Colors As cores da violênciaGênero: Ação/Drama/Policial
Ano de Lançamento: 1988
Tamanho: 564mb
Idioma: Inglês
Legenda: Português


DOWNLOAD (MEGAUPLOAD)




Para baixar a música tema do filme cantada pelo Ice-T clique aqui.
Leiam o artigo muito esclarecedor do Def Yuri sobre os Crips e Bloods. Ele faz uma análise das origens desas gangues e como elas estão organizadas nos últimos anos
Da defesa comunitária à opressão
Fevereiro 18, 2009



Mapa de Compton: gangues rivais ocupam a cidade
Existem milhares de gangues de rua pelo mundo, nos mais diferentes países e das mais diferentes etnias. Aqui vai um pouco da história das duas mais conhecidas: as estadunidenses Crips e Bloods.
Do meio para o final dos anos 60, Los Angeles ainda estava sob a influência da luta pelos direitos civis e por justiça. Uma crescente onda de violência assolava os bairros negros, tendo como marco a revolta popular de Watts (ocorrida em 1965).
Neste cenário conturbado em parte devido à rivalidade entre as gangues do lado leste e oeste, e também pela ausência de serviços básicos como educação e segurança, alguns jovens negros resolveram criar uma milícia de defesa ”quase política” , inspirada nos ”Black Panthers” para lhes trazer a sensação de segurança e para defender a população do seu bairro. Nascia assim os “The Baby Avenues”. Nessa época conhecida como o “ressurgimento das gangues”, os conflitos já não seriam como no passado “inter-raciais”. Passariam a ser “intra-raciais”.
Fim da retórica revolucionáriaLogo em seguida os “The Baby Avenues” ficariam conhecidos por “Baby Crips”. Porém, também já existiam ramificações como Inglewood Crips, West Side Crips of Avalon… Algumas versões dão conta de que o nome Crips é em decorrência do filme “Contos da Cripta”. Outras de que o nome era “Cribs” e que teria mudado graças a um grande jornal local que na divulgação de um dos primeiros assassinatos “badalados” trocou o nome para Crips. Mas a retórica revolucionária não resistiu. Devido à imaturidade e à falta de liderança política entre esses jovens, que nunca estiveram aptos para desenvolver uma agenda política eficiente, para promover mudanças sociais na comunidade.
O certo é que o poder e as armas levaram essa milícia que almejava uma forte vigilância e defesa comunitária a buscar vôos mais altos, e a mudar seu objetivo. Em pouco tempo o controle de parte do tráfico de drogas e de armas tinha sido conquistado. Estes passaram a agir exatamente da mesma forma que os principais opressores das suas comunidades.
No começo de 1971, os Crips eram praticamente hegemônicos. Digo praticamente pois os que não seguiam essa cartilha e, portanto, eram considerados inimigos, começaram a se reunir e a partir da reunião de quatro gangues – Pirus, L.A Brims, Bishops e Denver Lanes – a resposta foi criada. Seu nome: Bloods.
Para ler o artigo completo clique aqui
.
BAIXE TAMBÉM:
DOCUMENTÁRIO "SOB O SIGNO DA JUSTIÇA - A LUTA PELAS COTAS NA UNIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FILME HOMENS BRANCOS NÃO SABEM ENTERRAR
FILME A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA
DOCUMENTÁRIO DA BBC - RACISMO: A HISTÓRIA
SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS - 4 TEMPORADA
SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS - 3 TEMPORADA
SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS - 2 TEMPORADA
SERIADO TODO MUNDO ODEIA O CHRIS - 1ª TEMPORADA
FILME DREAMGIRLS
DESENHO DO JACSON FIVE
DESENHOS DO SUPER CHOQUE
DOCUMENTÁRIO SOBRE O CARTOLA
DESENHO AFRO-SAMURAI
THE BOONEDOCKS - UM DESENHO AFROCENTRADO
O FILME E O LIVRO "COR PÚRPURA"
DOCUMENTÁRIOS “ENCONTROS COM MILTON SANTOS"
DOCUMENTÁRIO NEGAÇÃO DO BRASIL
FILME MALCOLM X
FILME HOTEL RUANDA
DESENHO KIRIKOU E OS ANIMAIS SELVAGENS
FILME PANTERAS NEGRAS
DOCUMENTÁRIOS SOBRE A VIDA DE ABDIAS NASCIMENTO
FILME QUILOMBO (1984)
DOCUMENTÁRIO E LIVRO SOBRE TIM MAIA
ANIMAÇÃO E HQ PERSÉPOLES
DOCUMENTÁRIO “ABOLIÇÃO”
DOCUMENTÁRIO "AFROMEMORIA"
DOCUMENTÁRIO "QUANDO O CRIOULO DANÇA"
DOCUMENTÁRIO: "VISTA MINHA PELE"
DESENHO KIRIKOU I

Um comentário:

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.